sábado, 24 de março de 2012

Segurança: preocupação em Minas

Além do trabalho de reestruturar administrativamente a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o secretário Rômulo Ferraz, que assumiu o comando da pasta na última segunda-feira, tem como uma das principais missões: conter a onda de violência que avança em Minas.


A Polícia Militar não tem levantamento sobre a quantidade de ocorrências registradas, mas um levantamento feito pela reportagem de O TEMPO revela números preocupantes. Enquanto em 2011, a média mensal de ataques a caixas eletrônicos não passava de um caso, com 12 registros ao longo do ano, nos três primeiros meses de 2012, com 18 ataques, a média mensal no Estado pulou para seis. Uma elevação de 500% nas estatísticas.

Os dados mostram que Minas segue um caminho perigoso, como acontece em outros Estados, ao exemplo de São Paulo, que, neste ano, registrou pelo menos 91 casos de explosões de caixas eletrônicos. O que chama a atenção também é que esse tipo de ocorrência, antes mais comum em cidades do interior, agora avança para a região metropolitana.
O chefe do Departamento de Investigação de Crimes contra o Patrimônio, Islande Batista, informou que, ao contrário de outros Estados onde os ataques a caixas eletrônicos são articulados por quadrilhas organizadas, em Minas, 90% dos ataques são praticados por criminosos oportunistas.

Em nota, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que os bancos investem anualmente quase R$ 10 bilhões em segurança. (Com Natália Oliveira) 
Fonte: O Tempo

Minha opinião: Por que as autoridades não possuem um levantamento sobre as quantidades de ocorrências registradas em Minas Gerais? Para agir são necessários dados.Através dos dados é possível saber: onde, como, quando e contra quem agir. Certo?

Por Ana Lúcia Lopes
colheradamineira@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário