terça-feira, 3 de abril de 2012

Ex-editor geral do jornal O TEMPO morre vítima de parada cardíaca

O jornalismo mineiro perdeu nesta terça-feira (3) Almerindo Camilo. Ex-secretário de redação e editor geral do jornal O TEMPO, Almerindo morreu aos 50 anos vítima de parada cardíaca quando se preparava para passar por uma cirurgia de ponte de safena no Hospital Socor, em Belo Horizonte. Ele deixa a mulher Ana Aparecida Melgaço Camilo e os filhos Laura, José Vítor e Cristiane. O sepultamento será nesta quarta-feira (4), às 11h, no cemitério Parque da Colina, na capital mineira.
De acordo com os familiares, Almerindo estava sentindo dores no peito e passou por um cateterismo na última segunda-feira (2). O exame mostrou que ele estava com uma artéria 99% obstruída. Imediatamente, o jornalista foi internado para a cirurgia, que iria acontecer nesta terça-feira (3). Sorridente e brincalhão, mesmo no CTI, Almerindo repassou instruções para a equipe que edita o jornal “Domingo em Casa”, de Sete Lagoas. “Ele estava ótimo, conversando abobrinha com a gente”, disse a jornalista Sandra Carvalho.
Nesta terça-feira pela manhã, segundo a mulher Ana Aparecida, Almerindo estava tranquilo e passou algumas orientações para ela. Por volta do meio-dia, quando se preparava para entrar no bloco cirúrgico, ele sofreu a parada cardiorespiratória irreversível.
A notícia caiu como uma bomba na redação dos jornais da Sempre Editora e comoveu também jornalistas de outros veículos que conviveram com Almerindo. “Difícil de acreditar. É a notícia que nunca queríamos publicar. Além da amizade, o profissionalismo do Almerindo foi muito importante para todos nós da redação”, afirmou a editora executiva Lúcia Castro.
“Um grande profissional que acabou tornando-se um grande amigo. Pessoa tranquila, equilibrada, bem-humorada... Jornalista dos mais completos que esteve conosco desde o início, quando ainda éramos apenas um projeto no papel, conduzindo com competência, junto aos seus colegas, as inovações e melhorias de nossos jornais”, afirmou Laura Medioli, presidente da Sempre Editora.
Para Luiz Tito, vice-presidente da Sempre Editora, Almerindo não vai fazer falta apenas ao jornalismo. “Sua ausência será mais sentida pelos que o sentiram como o amigo sempre próximo, solidário, carinhoso, bem-humorado, qualidades que ele nos oferecia com enorme e crescente afeto. Como um dos primeiros quadros do jornal O TEMPO, no seu surgimento, foi ele um dos que acolheu e promoveu uma geração de jovens jornalistas, com os quais se empenhou para lhes transferir sua reconhecida experiência”.
Trajetória
Almerindo Camilo nasceu em Santa Maria do Suaçuí, no Leste de Minas, a 360 km da capital. Ele tinha 14 irmãos, sendo que três já passaram por cirurgias cardíacas. Formou-se na primeira turma de comunicação da Fafi-BH, em 1981. Foi um dos criadores do projeto editorial do jornal O TEMPO, que ajudou a implantar em 1996. Também participou da concepção do Super Notícia.
Teve passagens pela rádio América, “Edição Mineira”, “Diário de Minas”, foi assessor da Prefeitura de Uberlândia, editor do “Correio de Uberlândia”, apresentador do Bom Dia Triângulo (Globo), foi correspondente no Triângulo Mineiro do “Hoje em Dia”, “Estado de Minas” e “Veja”. Criou a redação da extinta Rede Mineira de Rádio.
Prestou consultoria durante dez anos em Belo Horizonte e Brasília. Editou a revista CNT por sete anos. Também foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Era proprietário da empresa AC&S Mídia.
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário